Motivação

Porque estar juntos

 

Estamos em meio a uma gigantesca avalanche de mudanças por conta das novas tecnologias: relações de trabalho, automação, redes de computadores e comunicação, todos em estágio nunca antes experimentado pelas empresas e pessoas. Os principais centros de manufatura, serviços e indústria deslocam-se rapidamente pelo mundo com fronteiras cada vez menos definidas. Das empresas, exige-se cada vez mais visão estratégica afinada, sobrando pouco ou nenhum tempo para as atividades 'não fim'.

Com essa aceleração assombrosa, muita coisa importante costuma ser deixada de lado. A memória de processos e procedimentos, o 'as built' de projetos e implantações, o material para treinamento e capacitação e as próprias redes de computadores - repositórios desses documentos e principais veículos de comunicação e operação dos sistemas - podem estar em estado crítico pelas sucessivas adaptações e expansões, sem o adequado projeto para garantia de funcionamento pleno e à prova de falhas.
 

Falhas em sistemas que paralisem as atividades costumam causar comoções. Quanto capital pode ser escoado sem retorno em um acidente na comunicação?

 

E quanto à capacitação de novos colaboradores, seja para crescimento da empresa seja para suprir faltas regulares ou acidentais? Onde estão as plantas, memoriais, documentação e material atualizados e prontos para ser aplicados, a qualquer momento, dando cobertura plena às alterações no quadro de colaboradores?

 

Quanto de custo adicional existe para preparo de postos de trabalho com eficiência e no ritmo que o mercado impõe? Sua empresa tem material suficiente par rastrear os processos e auditar os custos corretamente? Ou mantém o chamado coeficiente de segurança como índice impreciso e útil apenas para fechar a contabilidade?

 

Para responder a essas questões, é necessário a empresa manter um corpo de profissionais qualificados e em constante reciclagem ou contar com parceiros que ajam em conjunto e proativamente, preparando-a e deixando-a afinada e municiada com a informação na ponta dos dedos: disponível, adequada e atualizada.