Projeto DataBase Resgate

Um caso de Gerenciamento de Documentos com resultado em grande agilidade para localizar a informação.
 

Organizando e facilitando o acesso em um acervo 

com mais de 7 Terabytes de dados (> 7.000 Gb).

Monitorar grande volume de dados e documentos, e deles depreender os riscos e impactos em prazos, custos e compliance, requer metodologias e ferramentas que nem sempre são dominadas (ou mesmo conhecidas) pelos envolvidos.

Uma biblioteca técnico-jurídica de respeito.

 

Só de arquivos eletrônicos a coleção representa um peso monstruoso de mais de 7 Terabytes  armazenados em servidores próprios e em nuvem. Uma biblioteca técnico-jurídica maior do que provavelmente a própria administração do município possui. Além das incontáveis cópias em papel e filmes produzidos em VHS que gradativamente estão sendo digitalizados.

Histórico

A Organização não Governamental Resgate Cambuí foi fundada em 2003 com o objetivo de ser um polo de ações voltadas inicialmente à valorização do histórico bairro de Campinas, elevando a conscientização do cidadão e reunindo material técnico e propostas de melhorias e cuidados com a urbanização envolvendo tudo o que isso significa, desde as questões de ocupação do solo, água, arborização, lixo urbano, fiação aérea, etc.

 

Gradativamente, além dos inúmeros projetos referentes ao bairro, as preocupações foram sendo ampliadas para questões urbanas envolvendo toda a cidade e extrapolando para outras regiões do país, quando se fazia necessário uma presença com compartilhamento de experiências para ajudar e somar com outras tantas organizações com a mesma finalidade.

 

Um dos resultados desses anos de atividade foi o armazenamento de uma coleção gigante de documentos, registros, petições legislações, regulamentações e praticamente tudo o que podia ser registrado em papel, de forma eletrônica, em vídeos, fotos, etc. São muitos milhares de textos e imagens, um acervo de muito respeito como memória viva das atividades do poder público quando este tocava nas questões urbanísticas e de meio ambiente.

Diante deste enorme desafio, foi iniciado o projeto DataBaseResgate, onde a INSIEMI tem aplicado todo o expertise de seus técnicos e parceiros especializados, em documentação eletrônica, organização e sistemas. Já tendo hoje como resultado inicial uma metodologia de fácil acesso, rápidas e amplas pesquisas, que permitem em poucos minutos localizar assuntos, textos, imagens e até palavras de interesse dentro deste acervo precioso.

O projeto tem em mente, além de ser biblioteca onde podem ser encontradas as cópias de material de interesse técnico-legal-administrativo para consulta, por enquanto por  contato com a ONG, transformar-se também em local de acesso público através da Internet.

Mesmo que alguns documentos já sejam de acesso público, relativamente facilitados pelas administrações oficiais, padecem de uma uniformização e centralização, o que os torna muitas vezes oculto à maioria dos interessados. Atento a esta dificuldade o sistema foi planejado com uma organização voltada ao cidadão e com interfaces simples, adequadas, classificadas e padronizadas. E com plataformas de alto desempenho para o gerenciamento de dados.